14 de maio de 2013

A Respiração e a Inspiração de Deus




“O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida” (Jó 33:4).

Nesse trecho da Bíblia, a palavra “sopro” dá a ideia de que Deus está separado de nós, a Sua criação, e Seu sopro nos dá vida. Também remete à alegoria do segundo capítulo de Gênesis, quando “formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida” (Gên. 2:7). 

Porém, de acordo com o Dicionário de Hebraico Strongs, a palavra hebraica usada no livro de Jó significa “respiração” e é diferente da usada em Gênesis. A “respiração do Todo-Poderoso me dá vida” dá mais a ideia de que somos unidos a Deus. Ele respira, e essa respiração nos dá vida. Deus vive, e nós vivemos com Ele, unidos a Ele, na mesma Vida infinita e eterna.

Na Bíblia em inglês, em vez de “sopro” aparece a palavra “inspiração”. Assim, é interessante pensar que a “inspiração do Todo-Poderoso me dá vida”. Deus nos inspira a viver corretamente, a viver bem, sempre felizes e saudáveis.

É também interessante examinarmos outro trecho parecido em Jó 32:8: “há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio”. Em inglês, lemos: “a inspiração do Todo-Poderoso o faz sábio”. Isso me faz pensar que não são meus anos de estudo, nem meu pensamento próprio, mas sim a inspiração que vem de Deus que me dá sabedoria.

É confortante saber que respiramos em Deus, vivemos nEle, e que Ele nos inspira a viver bem, pensando e agindo com sabedoria. 


Nenhum comentário: