22 de setembro de 2013

A Primavera da renovação espiritual individual.



 A primavera é minha estação predileta! O motivo pode ser poeticamente elementar. Ela inspira-me renovação absoluta: uma renovação que, em sua essência é espiritual – autêntico fluir da espiritualidade renovando nossas perspectivas e nossa compreensão acerca de um Ser supremo e a completude de sua criação: o homem e o universo!

Um dia, quando adolescente eu estava a caminho para o escritório do então Porta-voz da Ciência Cristã para o Brasil, Ovidio Trentini, onde eu trabalhava na parte da tarde, e resolvi entrar numa floricultura para admirar as flores. Era um lugar muito lindo, com folhagens de vários tipos e muitas flores.


Uma delas, em especial, me chamou a atenção no meio de toda aquela beleza exuberante, pois era uma rosa que estava fenecendo. Confesso que me senti tocado, e questionei-me: Como poderia perceber a beleza espiritual naquela rosa? A resposta, lembro-me,  veio por inspiração divina, pois era aluno de uma Escola Dominical da Ciência Cristã e aprendi que a Vida única é Deus, e que todas as suas ideias, o ser humano e cada elemento da natureza, os animais e as flores, são parte integrante da criação divina e expressam qualidades espirituais inexoráveis e eternais.


Lembrei de uma referência sobre a rosa que Mary Baker Eddy, a descobridora da Ciência Cristã, faz no seu livro Ciência e Saúde, mencionando a rosa como o “sorriso de Deus”. Lembro de ter compreendido que aquela aparência de mortalidade, em verdade, indicava um processo divino maior, que estava além daquele quadro de degeneração e fenecimento, assim pude contemplar aquela rosa como uma ideia de Deus em sua beleza espiritual perene!


Pensei também na beleza inerente ao processo de renovação de todas as flores, pois ao cair ao solo, todas aquelas pétalas serviriam como adubo orgânico para que, do mesmo caule, brotassem e abrissem novos botões e exuberantes rosas na próxima floração!


Foi uma experiência simples de contemplação divina, onde, graças ao que vinha aprendendo na Ciência Cristã, compreendi que aquela imagem de uma rosa fenecendo, em verdade, era uma belíssima oportunidade de compreender o processo espiritual e divino de renovação que sempre volta com a primavera – um presente do Amor divino para lembrar a todos nós que a criação, divina e espiritual, inclui somente a beleza, a harmonia e o bem! Aquilo que seja contrário ao bem, como elementos de degeneração, debilidades, doenças não integram a criação divina e Seu terno cuidado por todos os Seus filhos amados – sem distinção!


Não nos indica o espirito de renovação, de cada primavera, que todos podemos renovar nosso modo de pensar e nossas atitudes em relação ao meio ambiente, nossos conceitos sobre a saúde, revitalizar nossa vida com novas perspectivas,  e nosso modo pró ativo de relacionar-se interessando-se pelo bem-estar uns com ou outros? Sim, e isto é muito bom e salutar! 
À todos, desejo uma belíssima temporada de renovação espiritual, que, além de ser um imperativo divino a cada novo dia que surge, é ainda mais evidente e notório na volta de cada primavera!!!
“..para, e considera as maravilhas de Deus.” Jó 37:14

Nenhum comentário: