18 de outubro de 2013

O Primeiro Mandamento



 "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3). Esse é o primeiro mandamento, e o mais importante de todos.

Para compreendermos melhor a abrangência do primeiro mandamento, nós podemos substituir a palavra “deuses” por conceitos similares que nos ajudam a compreender a importância de adorarmos um só Deus.

Não terás outras “mentes” diante de mim. Deus é a única Mente. Quando acreditamos em outras mentes, acreditamos em outros deuses. Não existem mentes burras, pois a Mente é a inteligência. Não existem mentes mentirosas pois a Mente é a Verdade. Não existem mentes cheias de ódio, pois a Mente é Amor. A Mente é a única fonte de ideias e de pensamentos. Ela só pensa o que é bom, por isso todos nós só podemos ter pensamentos bons que vêm de Deus, a nossa Mente verdadeira.

Não terás outros “espíritos” diante de mim. Deus é o único Espírito. Não existem outros espíritos, assim como não existem outros deuses. Não existem espíritos maus, pois Deus é bom. Nunca podemos estar privados do espirito de sabedoria, de coragem, de perseverança, pois nunca estamos privados de Deus, que é o único e supremo Espírito.

Não terás outras “almas” diante de mim. Deus é a única Alma. Nós não temos uma alma separada de Deus, nem podemos estar desanimados, pois Deus é nossa Alma, e Ele é a fonte inesgotável de ânimo. É Ele quem nos anima e quem nos dá a nossa verdadeira identidade. O que nós somos é o que Deus é, pois ele é a nossa Alma.

Não terás outros “princípios” diante de mim. Deus é o único Princípio. Ele é a causa de tudo, e tudo é bom, pois vem dEle. Nós não baseamos nossas ações em princípios deturpados, como a preguiça, a desonestidade, o “levar vantagem em tudo” ou o “jeitinho brasileiro”. Nós só temos um Princípio, que é Deus, e que estabelece pensamentos e ações corretos que abençoam a todos. O único Princípio estabelece ordem e equilíbrio nas nossas vidas e no mundo. Nós temos um só Princípio, que é a fonte do bem, a lei do bem, e confiamos plenamente nEle.

Não terás outras “vidas” diante de mim. Deus é a única Vida. Nós não temos uma vida separada de Deus. Não há uma vida mais nova, outra mais velha, ou uma vida próxima do fim. Não. Deus é a nossa Vida. Vivemos essa Vida e nunca estamos separados dEla. Essa única Vida não tem fases boas e ruins, não tem começo nem fim, mas Ela é infinitamente boa, e é eterna, pois a Vida é Deus.

Não terás outras “verdades” diante de mim. Deus é a única Verdade. Não há outras verdades boas ou ruins por aí. As outras supostas verdades são mentiras, são outros deuses. “Nenhuma verdade é verdadeira, a não ser a divina” (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 275). Nós acreditamos em uma só Verdade, que é Deus e tudo o que vem dEle.

Não terás outros “amores” diante de mim. Deus é o único Amor. Vamos amar com esse Amor. Esse mandamento nos ensina a não ter um amor preocupado, possessivo ou ciumento, a não ter um amor que vem acompanhado de medo, mas a ter o Amor que expulsa o medo. Não amar com um amor pessoal, limitado, mas amar com o amor infinito de Deus, refletir o Amor que é Deus, o único Amor verdadeiro.
Esse mandamento também ensina a não amar algo ou alguém mais do que amamos a Deus. Parece difícil fazer isso. Mas podemos compreender que não há nada mais importante no mundo do que Deus, pois sem Deus nada existiria. Ele é o Criador, a Vida. Podemos entender também que todas as pessoas a quem amamos refletem as qualidades de Deus, e é exatamente por isso que as amamos. Na verdade, nós amamos a Deus refletido nelas. Quando percebemos a infinita importância de Deus, fica fácil amá-Lo acima de tudo.


Não terás outros “poderes” diante de mim. Deus é o único poder. Se acreditamos que a matéria tenha poder, que pessoas tenham poder, que o dinheiro, o tempo, os micro-organismos tenham poder... então estamos acreditando em outros deuses. Só Deus é poder, e Ele tem todo o poder. Ele é Todo-Poderoso.

Não terás outros “criadores” diante de mim. Se acreditamos que o homem seja um criador, que a matéria seja criadora, estamos acreditando em outros deuses, em outros criadores, e estamos violando o primeiro mandamento. Nós não fomos criados pela matéria, pelos nossos pais biológicos, nem pelo ambiente em que vivemos. Nós só fomos criados por Deus, pois Deus é o único Criador. Ele nos criou à Sua imagem e semelhança, e nos fez perfeitos e completos.

Não terás outros “pais” diante de mim. Deus é o único Pai-Mãe de todos. Não temos outros pais. Foi Ele quem nos gerou e é Ele quem nos educa, nos ensina tudo o que precisamos saber, nos protege e nos guia. É isso que um pai e uma mãe fazem pelos filhos, e é isso que Deus faz por nós.
Nós também não temos outros antepassados além de Deus. Não herdamos as crenças e as características físicas, sociais e culturais deles. Deus é nosso único ascendente. Nós não herdamos a pobreza e os defeitos dos homens. Nós só herdamos as riquezas e as qualidades maravilhosas de Deus.

Não terás outros “sustentadores” diante de mim. Deus é o infinito sustentador. Se acreditamos que nosso sustento vem de um emprego, ou de nossas economias, nós estamos tendo outros deuses. Deus é quem nos sustém com tudo o que realmente precisamos. Só Ele nos dá todo o bem verdadeiro.

Não terás outros “bens” diante de mim. Deus é o único bem. Quando achamos que existem outros bens além dEle, que dinheiro, posses ou pessoas sejam o bem, então estamos tendo outros deuses. Deus é a única fonte de todo o bem. Só Deus é o Bem.

Mary Baker Eddy, a descobridora da Ciência Cristã, escreveu: “O Primeiro Mandamento é meu texto favorito. Demonstra a Ciência Cristã. Inculca a tri-unidade de Deus, Espírito, Mente; significa que o homem não terá outro espírito ou outra mente senão Deus, o bem eterno, e que todos os homens terão uma única e a mesma Mente. O Princípio divino do Primeiro Mandamento é a base da Ciência do ser, pela qual o homem demonstra saúde, santidade e vida eterna.” (Ciência e Saúde, p.340).

O primeiro mandamento é uma frase curta. Por que será que Eddy afirmou que é seu texto favorito?

Por que ela sabia que essa simples frase tinha um desdobramento infinito de significados que nenhum texto humano pode abarcar. Vamos então, cada um de nós, deixar que esse texto infinito se desdobre em nossa consciência e revele dia a dia o significado mais elevado de ter um só Deus.

3 comentários:

Nea disse...

Flavinho

A comida também pode representar um falso deus, assim como a tristeza...ambos são impotentes, mas vale a pena o processo de questionar-se se eles têm poder sobre nós....grata pelo lindo artigo e reflexões.

com carinho

sidnei disse...

Que altura,largura e profundidade senti ao ler esta postagem..
Muito obrigado........

Valentim Butoto disse...

Foi com muita gratidão que saboreie à abordagem e/ou o comentário feito em relação ao primeiro Mandamento de Deus. Muito obrigado por nos ter partilhado às suas ideias.