20 de dezembro de 2013

Deus é quem nos faz

Quem foi que me fez? Que fatores determinam o que eu sou hoje? A resposta comum seria: Meus pais me fizeram. A união de um óvulo com um espermatozoide me gerou. Meus genes, o ambiente em que eu cresci, a educação que recebi, o que aconteceu na minha experiência humana... tudo isso determina quem eu sou hoje.

Porém, a Bíblia afirma algo radicalmente diferente: “Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos fez, e dEle somos” (Salmos 100:3). Deus é o nosso criador. Ele é nosso Pai e Mãe verdadeiros. Foi Ele quem nos fez, não nossos pais humanos, não os genes, o ambiente ou a educação.


Podemos dizer que Deus é quem nos faz, pois somos o reflexo de Deus. Nós refletimos o que Deus é agora. Esse reflexo se renova constantemente, seguindo sempre nosso Original, que é Deus. O nosso reflexo no espelho só reflete o que nós somos agora, não o que éramos no mês passado, ou anos atrás. Da mesma forma, nós refletimos agora o que Deus é. E sabemos que Deus é Amor, Vida, Verdade, Mente, Espírito, Alma e Princípio. Foi Ele quem nos fez, e nos faz agora, e dEle somos.

No livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Mary Baker Eddy confirma essa verdade, reconhecendo que “Deus é o único autor do homem” (p.29). Não é um conjunto de fatores que determina quem somos, mas um único fator, Deus. Nossa família ou nossa história humana não determina quem somos hoje. Só Deus determina quem somos, pois Deus é único autor do homem.


Consideremos um raio de sol. Ele é gerado constantemente pelo sol. Ele não carrega nada do passado, pois o raio é novo a cada instante, é gerado e alimentado pelo sol a todo momento. Ele só transmite as qualidades de sua fonte. Ele só é o que o sol é. Nada menos. Da mesma maneira, nós somos gerados por Deus a todo instante, somos eternamente novos, manifestando o que Deus é.

Tive a oportunidade de colocar em prática essas ideias quando estava me exercitando na academia do meu prédio. Tive vontade de fazer um certo exercício físico bem difícil de se fazer, em que seguro-me numa barra e elevo meus pés até o alto, repetidas vezes. Alguns meses atrás, ao tentar fazer esse exercício, eu senti muita dor no braço. Por isso nunca mais tentei fazer esse exercício de novo. A dor que senti naquele dia traumatizou meu pensamento. Quando pensava em fazer o exercício, sentia medo e desistia.


Porém, desta vez senti o desejo sincero de expressar o domínio que Deus me deu sobre meu corpo. Lembrei que eu sou gerado por Deus a cada instante. Sou novo a todo instante. Não preciso carregar marcas de um passado humano. Tais marcas são só um sonho mortal. Não fazem parte de minha identidade espiritual. Não fazem parte de quem eu realmente sou agora. Eu sou o que Deus é, a todo instante, pois Ele é quem me gera, do Seu próprio Ser infinito. Eu não posso ser diferente de Deus, e Deus não tem medo de nada. Ele nem sabe o que é medo.

Pensando assim, eu me livrei do temor e tentei fazer o tal exercício. Procedi com cautela, mas logo vi que conseguia fazer o exercício sem dificuldades e sem nenhuma dor.  Fiquei muito feliz por isso.


Essa é uma demonstração pequena, mas prova uma grande verdade: que Deus nos faz a todo instante. Nós somos sempre novos, gerados por um Princípio eterno, o Amor infinito. É Ele quem nos faz, e dEle somos.


Um comentário:

Nea disse...

super legal Flavio....também provei liberdade semelhante ao tentar abrir uma janela que aparentemente era muito pesada para mim. Orei para compreender que a força é a manifestação da Mente divina e como reflexo eu possui a força que se origina na Mente divina e assim pude abrir a tal janela, que parecia precisar da força de muita gente....

grata por partilhar conosco.