29 de julho de 2014

Pensamento cheio da Verdade e do Amor


Na Bíblia, lemos um ensinamento de Jesus que aparentemente é bem difícil de entender: “Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltando, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro.” (Mateus 12:43).

O espírito imundo pode ser interpretado como uma crença errada. Qualquer crença de que haja um poder oposto a Deus, o Bem onipotente. Portanto, o  trecho bíblico pode ser parafraseado assim: Quando expulsamos uma crença errônea de nosso pensamento, ela vai embora. Porém, se ela voltar e encontrar nosso pensamento vazio, vai trazer outras crenças ruins para ocupar aquele espaço. Então, nosso estado mental será pior do que antes.

Para mim essa parábola serve de alerta para quem estuda e pratica a Ciência Cristã. Quando negamos o erro e o expulsamos de nosso pensamento, é importante logo em seguida afirmarmos as verdades de Deus e encher nosso pensamento delas. Assim, se a crença errônea tentar voltar, não encontrará lugar para ela, pois nosso pensamento estará cheio da Verdade e do Amor.

Mary Baker Eddy, a descobridora da Ciência Cristã, fez um alerta semelhante a uma de suas alunas, dizendo: “Deus é Tudo. Nunca deixes o negativo ficar sem o afirmativo, no qual o nosso pensamento tem de permanecer.” (Laura Sargent, We Knew Mary Baker Eddy, vl. 1, p.104).

Às vezes, temos a tendência de simplesmente negar o erro e pronto. Mas só negar o erro não é o suficiente. É preciso afirmar e reconhecer as verdades divinas, e encher nosso pensamento das ideias que vêm de Deus.

Eddy nos deu um ensinamento definitivo sobre isso nesta mensagem: “Amados Cientistas Cristãos, conservem as suas mentes tão cheias de Verdade e Amor, que o pecado, a doença e a morte nelas não possam entrar. É claro que nada pode ser acrescentado à mente que já está cheia. Não há porta pela qual possa entrar o mal, nem espaço que o mal possa ocupar na mente repleta do bem. Os bons pensamentos são uma armadura impenetrável; assim revestidos, vocês estarão completamente resguardados contra os ataques do erro de qualquer espécie.” (A Primeira Igreja de Cristo, Cientista, e Vários Escritos, p. 210).

Nenhum comentário: