8 de setembro de 2016

Beleza e Riqueza Secretas

Você se acha bonita? Você se acha rica? Quem não gostaria de ser rico e bonito, não é mesmo? A boa notícia é que ser belo e rico está ao alcance de todos. De todos mesmo. Não me refiro a uma beleza que vai embora com o passar dos anos, ou a uma riqueza que pode ser roubada ou perdida.

O livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, revela que “os cristãos se regozijam na beleza e generosidade secretas, ocultas ao mundo, mas conhecidas de Deus” (p.15). Em inglês, a palavra “bounty”, traduzida como “generosidade”, poderia também ser traduzida como abundância, recompensa, valor, riqueza. Portanto, o trecho diz que “os cristãos se alegram com beleza e abundância secretas”. Não está falando de beleza física ou de abundância de bens materiais. Esta falando de beleza e riqueza espiritual.

A beleza espiritual vem de todas as qualidades divinas que expressamos por sermos o reflexo de Deus, a imagem e semelhança de Deus. Estas qualidades são: bondade, generosidade, amorosidade, inteligência, sabedoria, força, domínio, paz, saúde, honestidade, santidade, espontaneidade, liberdade, felicidade. Estas qualidades são lindíssimas, e quando as expressamos nós somos verdadeiramente belos. Esta é a verdadeira beleza, que nada tem a ver com a aparência física. É uma beleza que se mantém plena, mesmo com o passar dos anos, e nada nem ninguém pode nos tirar.


A riqueza espiritual vem de todas as bênçãos que Deus provê. Por exemplo, Deus é a Mente infinita. Ele sabe tudo. Tudo o que realmente existe está no conhecimento desta Mente. E nós somos um com a Mente, portanto temos acesso pleno a essa infinita riqueza de conhecimento, pois tudo o que a Mente sabe, Ela nos revela.

Deus é o Espírito. Nós somos filhos de Deus, portanto somos “ricos em Espírito”, pois temos pleno acesso ao Espírito, que nos inspira e espiritualiza nosso pensamento. Como reflexo do Espírito, nós somos espirituais. Isso significa que não somos materiais, portanto estamos livres de todas as mazelas que vêm com a materialidade. Livres do pecado, doença, morte e limitação que afligem o corpo material, o suposto homem material. Mas, como nosso verdadeiro ser é espiritual, nós somos livres de todos esses males. Essa liberdade é uma verdadeira riqueza espiritual.

Deus é a Alma. Ele nos anima. O desânimo tende a nos impedir de agir, de tentar, de progredir. Ele diz que nada vale a pena. O desânimo gera a pobreza. Mas a Alma destrói o desânimo. A Alma é nossa verdadeira substância, nossa verdadeira riqueza.

Deus é Princípio. Deus é o gerador de tudo. Ele gera ideias maravilhosas que nos enriquecem. "Deus vos dá Suas ideias espirituais, e elas, por sua vez, vos dão suprimento diário" (Escritos Diversos, p.307). A desordem e a discórdia geram pobreza e insatisfação. O Princípio divino estabelece ordem e harmonia. Como refletimos o Princípio, nós somos ordeiros e harmoniosos. Isso é uma linda riqueza!

Deus é a Vida. Nós refletimos a Vida. Ela se manifesta em nós, em disposição, vivacidade e vitalidade plenas e inabaláveis. Somos um com a Vida imortal, eterna, infinita. Portanto, nós também somos imortais. Nosso ser verdadeiro nunca vai envelhecer, decair ou morrer, pois somos a manifestação da Vida. Quer riqueza maior do que essa?

Deus sabe toda a verdade. Deus é a única Verdade. Ele nos mostra tudo o que é verdadeiro. Portanto, nós não nos enganamos e nem nos iludimos e nem nos afligimos com as mentiras e falsidades apresentadas pelos sentidos materiais. Isso porque nós sabemos a verdade espiritual, e somos um com a Verdade, que é Deus. Quer riqueza maior do que essa?

Deus é Amor. Ele ama infinitamente e igualmente a todos os Seus filhos. Nós somos amados por esse Amor. Nós refletimos esse Amor. Nós podemos amar a todos, pois refletimos o Amor infinito. Existe riqueza maior que essa? 


Deus é nosso Pai e Mãe. Ele nos criou. Ele sempre cuidou e sempre cuidará de nós. Ele nos educa, nos ensina, nos guia. Ele nos protege. Ele está sempre conosco. Ele nos supre de tudo o que precisamos. Quer riqueza maior do que ter um Pai-Mãe como Este?

Deus é o Bem. Deus é o Espírito. Isso significa que o Espírito é o Bem. No entanto, o mundo acredita que as coisas materiais são o bem, e que o acúmulo de coisas materiais como dinheiro e posses nos torne mais rico. Mas o acúmulo de matéria não significa acúmulo de riqueza. Pois a verdadeira riqueza é espiritual.

Em vez de querer ter mais matéria, vamos desejar ter mais consciência de Deus, que é o verdadeiro Bem. Nós temos a Deus. Deus é nosso Pai e Mãe. Ele é nosso. Nós temos Deus sempre junto de nós. E nada pode tirar Deus de nós. Portanto, nós temos o Bem e nada pode tirar o Bem de nós. A consciência disso é a verdadeira riqueza.

Mas toda essa beleza e riqueza não são necessariamente perceptíveis aos sentidos materiais, por isso que o trecho de Ciência e Saúde mencionado acima diz que são “secretas”. Elas são desconhecidas para o mundo, mas são conhecidas de Deus. E através do estudo da Ciência Cristã toda essa beleza e riqueza espirituais também ficam conhecidas por nós.

Agora que conhecemos a beleza e riqueza que temos, vamos nos alegrar com elas! Em vez de ficar se achando feia, ou de ficar desejando ter supostas riquezas materiais, vamos reconhecer toda a beleza e riqueza espirituais que temos, e nos regozijar nelas!

Um comentário:

Aparecida Monteiro disse...

Um estudo completo sobre Deus !!!
Obrigada Flávio Colombini.
Aparecida Monteiro