4 de julho de 2013

A Felicidade

Estive refletindo sobre o conceito de felicidade, uma palavra tão bela que possui inúmeras interpretações: - s.f. Característica ou condição de feliz; sensação real de satisfação plena; estado de contentamento; satisfação (Fonte: Dicionário Online). Pois bem, assim como a multiplicidade de definições do dicionário, pode ser que humanamente o meu conceito de felicidade seja um pouco diferente do seu. Mas uma coisa eu sou capaz de afirmar sem dúvida alguma: a fonte da felicidade é sempre a mesma: Deus!
A felicidade pode estar na leitura de um livro, num abraço de um filho, numa brincadeira com o seu cachorro, no gol do seu time do coração, numa viagem, num almoço de domingo com a família, numa longa conversa com um amigo querido.
Você já observou um cachorrinho filhote, ou até mesmo os adultos? Eles expressam a felicidade, não só porque possuem um “rabinho” que quando “sacudido” demonstra que estão felizes. Você já parou para pensar o porquê eles são tão felizes? Eu me arrisco a dizer que eles expressam felicidade, pois a baseiam em circunstâncias muito diferentes das humanas. Muitas vezes, no plano humano, temos a tendência de pensar que nossa felicidade depende de algo ou de alguém. Os cachorros são felizes por natureza, eles mexem o rabinho até para uma mosquinha no chão que os distraem e os desafiam. Diferente da felicidade baseada em circunstâncias humanas, apesar de apreciar o carinho e o afeto dos seus donos, eles não precisam de estímulos humanos. Então, assim como no caso dos cães, se pensarmos no conceito de felicidade como algo natural e que resulta de nosso direito à felicidade, passamos a não mais procurá-la em bases materiais, mas sim em Deus.
Nós, como filhos de Deus, expressamos a Ele em TODOS os sentidos, somos o tempo todo supridos com o Seu amor, carinho, proteção e atenção. Quer motivo maior do que este? Saber que Deus ama você de uma forma genuína e eterna e que nada pode te faltar nem te deixar triste. Sua alegria vem de Deus e você, como Seu filho, é herdeiro de toda a Sua bondade, reflete toda a beleza e constância, bem como reflete o Amor, Sua alegria e felicidade sempre-ternas.
Assim, apesar de a felicidade ser algo que parece surgir como consequência de algum acontecimento bom, ela é muito mais do que isso: ela é resultado de uma satisfação. Estar satisfeito! Pensemos a esse respeito: Você se sente satisfeito pela vida que tem? Pelo trabalho, família, amigos, ou há algo que você mudaria? Muitas vezes somos “atacados” por milhões de pensamentos ruins que nos levam a acreditar que o que temos é pouco, ou que não merecemos o bem que recebemos. A satisfação resulta na felicidade, mas precede a gratidão! Será que somos gratos por tudo o que já construímos até aqui? Por todo o crescimento e progressos já alcançados, ou achamos que merecemos mais e mais? É claro que merecemos. Mary Baker Eddy fala que “o progresso é a lei de Deus” (Ciência e Saúde, p.233) e ele é constante e acessível a todos, mas para que ele permaneça constante é preciso que nós percebamos todas as bênçãos já recebidas e, dessa forma, podemos continuar nossa jornada.
A felicidade não é algo volúvel, fugaz. Eddy menciona: “O homem não é um pêndulo, oscilando entre o mal e o bem, entre a alegria e a tristeza” (ibidem, p.246). A felicidade é algo intrínseco ao homem espiritual, não algo adquirido ou desenvolvido através de atos ou acontecimentos. Independe de algo ou alguém. Uma mudança de pensamento e uma compreensão maior sobre Deus nos ajuda a entender que pudemos buscar e encontrar em Deus tudo aquilo de que necessitamos, seja um emprego, uma faculdade, relacionamentos, suprimento financeiro. Deus atende a tudo e a todos de maneira uniforme e justa. Ele guia e abençoa todos os nossos caminhos. Você já pensou o quão gratificante é entender que Deus está sempre presente em todos os lugares e momentos e que Ele é capaz de cuidar de cada um de nós com o Seu amor genuíno e infinito? E que podemos segurar forte em Sua mão com a certeza de que nenhum mal pode nos acontecer, pois todo o espaço está preenchido pelo Amor divino e por toda a Sua proteção?
Podemos ir mais longe. Imagine que Deus, como Criador do mundo, com delicadeza e cuidado tratou de cada detalhe da criação desde o mar, os peixes, as ondas, a terra, a natureza, os animais de diferentes espécies, até criar o homem e a mulher da mesma forma e com o mesmo carinho com o qual criou as flores, as paisagens, tudo de mais belo que existe. Fomos criados com amor e com todas as outras qualidades que nosso Pai possui. Somos herdeiros de Deus e como tal possuímos toda a beleza e felicidade que nos foi dada. Tem como não ser imensamente feliz? Reivindique e receba a felicidade que lhe é de direito, abra a porta para que ela possa entrar e fique aguardando alegremente, com a mesma certeza de um cachorrinho que espera o seu dono voltar para casa. 

Um comentário:

Rosemere Santos disse...

Excelente abordagem. A foto do cachorro é tudo de bom. E o melhor é dar-se conta de que a felicidade não é uma consequência, ela é um direito da humanidade.