5 de agosto de 2016

Vamos orar pelas Olimpíadas!

Eu tenho sentido um desejo de orar pela realização harmoniosa dos Jogos Olímpicos no Rio. Acho que para orar devemos combater cada um dos medos que rondam este evento:

• Medo de que os jogos não vão dar certo porque os brasileiros são incompetentes para realizar um evento deste nível.
Vamos reconhecer que os brasileiros são filhos perfeitos de Deus, exatamente como são os cidadãos de países ditos “desenvolvidos”. Nós refletimos a mesma Mente onisciente, onipresente, onipotente e oni-ativa, que é perfeitamente competente para realizar tudo o que preciso ser feito. Cada brasileiro reflete as qualidades divinas de inteligência, sabedoria, disciplina, domínio, ordem, honestidade, força moral e espiritual, pois somos todos a manifestação completa e perfeita de Deus. As pessoas envolvidas na organização das olimpíadas não estão sozinhas, elas são unidas a Deus, e são guiadas e governadas por Deus para fazer tudo bem feito.


 • Medo do vírus zika
Vamos saber que Deus é o único Criador, e Ele não criou um suposto vírus maligno. Se Ele não criou, não foi criado, pois “sem Ele, nada do que foi feito se fez” (João 1:3). Então de onde veio esta crença no vírus? A resposta está no livro Ciência e Saúde: “A mente mortal vê o que crê, tão certamente como crê no que vê. Ela sente, ouve e vê seus próprios pensamentos” (p. 86). É só uma crença em um vírus invisível que se manifesta visivelmente na experiência de quem acredita e tem medo dele. Mas nós não acreditamos nem tememos algo que não existe, pois não foi engendrado pelo Pai. Nem precisamos ter medo do mosquito, pois sabemos que “Todas as criaturas de Deus, movendo-se na harmonia da Ciência, são inofensivas, úteis, indestrutíveis” (Ciência e Saúde, p.514). E também sabemos que o Amor divino está por baixo, por cima e em volta de todo ser verdadeiro. Ninguém pode ser tocado por algo que não seja esse Amor.

• Medo de que turistas sejam roubados ou enganados
Vamos orar sabendo que cada filho de Deus é inteiramente honesto, totalmente íntegro, pois é a manifestação verdadeira da Verdade, Deus. Cada filho de Deus é inseparável da Verdade, portanto incapaz de agir em desacordo com a Verdade. Cada filho de Deus é a imagem e semelhança do Amor, portanto é bondoso e amoroso. Vamos reconhecer que os turistas vamos sentir o Amor divino expresso por cada um dos brasileiros, e que todos estão revestidos com a armadura do Amor, totalmente a salvo do ódio humano.


• Medo de um ataque terrorista
Outro dia, pensei que para ocorrer um ataque terrorista, alguém precisa ter essa ideia e depois implementá-la. Assim, podemos combater o terrorismo exatamente onde ele supostamente começa, ou seja, no pensamento. Podemos reconhecer que Deus é a única Mente, a única fonte de pensamentos e ideias, e Deus só pensa coisas boas. Portanto, todos os filhos de Deus, que refletem a Mente única, só podem ter ideias boas. E também podemos saber que mesmo se hipoteticamente alguém tenha uma ideia ruim, de fazer algo de mau, ela não vai conseguir implementar isso, pois ela não pode fazer nada sem Deus. Deus é oni-ação, ou seja, toda ação no universo emana de Deus, Ele é a Vida, a fonte de toda ação. Sem Deus, ninguém age, e com Deus só se pode fazer o bem, pois Deus é o Bem.

Eu também tive mais ideias lendo este trecho do livro Escritos Diversos, de Mary Baker Eddy: “O assassinato do justo Nazareno foi incitado pelo mesmo espírito que, em nossa época, massacra nosso missionários, trucida os indefesos armênios, ceifa vidas inocentes. O mal foi, e é, a ilusão de desobediência ao Primeiro Mandamento: ‘Não terás outros deuses diante de mim’, tanto é idolatrar algo ou alguém, como odiá-los: é o espírito de idolatria, inveja, ciúmes, cobiça, superstição, luxúria, hipocrisia, feitiçaria. ... Que o homem possa desobedecer à eterna lei do Amor infinito foi, e é, a maior mentira da serpente!” (p. 122).

Eu percebi que esse “espírito” com “e” minúsculo, que ela menciona duas vezes no texto, é o suposto espírito que incita um ataque terrorista. É um suposto espírito de egoísmo e de ódio. No entanto, Deus é o Espírito, com “e” maiúsculo, o único e verdadeiro Espírito que inspira todos os pensamentos e ações verdadeiros. Sem exceção, todos somos a emanação deste Espírito, inseparáveis do Espírito, guiados e governados pelo Espírito da Verdade e do Amor, que só nos inspira e empodera para fazer o bem.

Partindo destas ideias, nós podemos orar pelas Olímpiadas, e sentir paz e segurança, sabendo que tudo relacionado a esse grande evento está sob o controle harmonioso da Mente única e que todas as pessoas envolvidas estão sob os cuidados do Amor onipresente e onipotente.

1 de agosto de 2016

O que buscar em primeiro lugar?

Já ouvi Cientistas Cristãos falarem que demonstraram um carro ou uma casa, querendo dizer que eles conseguiram comprar aquilo. Mas será que está certo falar que demonstramos uma coisa material?

Falando sobre a necessidade humana de suprimento material, como comida e roupas, Jesus nos orientou a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, “e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. No entanto, é muito mais comum as pessoas buscarem em primeiro lugar as “coisas acrescentadas” e esquecerem de buscar o reino de Deus e Sua justiça. É o tal desejo de “demonstrar” coisas materiais.

Nosso foco deveria estar em demonstrar as qualidades divinas que Deus nos deu, e saber que as coisas materiais que necessitamos naturalmente nos “serão acrescentadas”. Quando demonstramos inteligência, paciência, honestidade, amor e alegria em tudo o que fazemos, naturalmente nosso trabalho será sempre bem feito, e de uma maneira ou outra as coisas materiais de que precisamos nos serão acrescentadas. Mas nosso foco deve estar em demonstrar qualidades espirituais e não coisas materiais.

No livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Mary Baker Eddy escreveu: “A Alma tem recursos infinitos para abençoar a humanidade, e seria mais fácil alcançar a felicidade e conservá-la em nosso poder, se a buscássemos na Alma” (p.60). Aqui a palavra Alma é sinônimo de Deus, e os recursos que Deus tem para abençoar a humanidade não são coisas materiais, são ideias e qualidades espirituais que Ele nos dá abundantemente.

Relacionando esta frase com outros sinônimos de Deus teremos:
A Mente tem ideias infinitas para abençoar a humanidade...
A Mente tem inteligência e sabedoria infinitas para abençoar a humanidade...
O Espírito tem espiritualidade e força infinitas para abençoar a humanidade...
A Alma tem ânimo e alegria infinitas para abençoar a humanidade...
O Princípio tem ordem e disciplina infinitas para abençoar a humanidade...
A Vida tem vitalidade e saúde infinitas para abençoar a humanidade...
A Verdade tem honestidade e integridade infinitas para abençoar a humanidade...
O Amor tem bondade e amorosidade infinitas para abençoar a humanidade...

Portanto, vamos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça, ou seja, a consciência espiritual de que Deus reina e governa harmoniosamente a humanidade. A consciência de que Deus é a fonte de todo o bem, e Ele abençoa a todos igualmente. A compreensão de que Deus é a fonte infinita de recursos, ou seja, das ideias e das qualidades de que precisamos em nosso dia a dia. Daí, com nossa consciência mais elevada e espiritualizada, nós conseguiremos ver e perceber as coisas que nos são acrescentadas.

Nós não precisamos buscar, ou sofrer para conseguir, as coisas acrescentadas. Nós só precisamos buscar a Deus em primeiro lugar, escutá-Lo, estar receptivo às ideias que vêm dEle, demonstrar as qualidades dEle em tudo o que fazemos, e naturalmente as coisas de que precisamos nos serão acrescentadas. 

Quando enxergarmos o que já existe, ou seja, o suprimento de Deus manifesto de forma tangível em nossa experiência, nós seremos gratos a Deus. E talvez nem daremos tanta importância às coisas materiais em si, pois já estaremos satisfeitos e felizes com a compreensão da Verdade e do Amor que nos envolve, nos supre, nos protege e nos abençoa. Essa sensação maravilhosa de ser infinitamente amado por Deus é a verdadeira bênção. As coisas materiais são só um acréscimo.