10 de outubro de 2013

A Saúde é como a Luz




O que é a escuridão?
Ela é simplesmente a ausência de luz. Não se pode medir a escuridão em um lugar, mas se pode medir a quantidade de luz nesse lugar. Isso porque as trevas não são algo real, mensurável, mas simplesmente a ausência da luz.

O que é a saúde?
Acredito que a maioria das pessoas responderia que a saúde é simplesmente a ausência de doenças. Isso porque o pensamento mortal inverte de tal forma a realidade, que considera a doença como algo real e a saúde como algo etéreo, fugaz.

A Ciência Cristã apresenta uma visão diametralmente oposta. Ela considera a doença como irreal, e a saúde como a verdade absoluta do ser. A saúde é como se fosse a luz, e a doença é como as trevas.

As pessoas querem saber mais sobre as doenças, medir a quantidade e o tipo de doença no corpo humano, na tentativa de curar a doença. Mas será que isso é proveitoso? Estudar a doença não seria tão infrutífero como tentar medir as trevas? Afinal, qual é a única maneira de eliminar a escuridão? É jogando luz. As trevas não resistem à luz. Então vamos aprender sobre a luz, assim podemos utilizá-la melhor para erradicar as trevas.


 A luz não faz esforço para vencer as trevas, pois a simples existência da luz já dissipa as trevas. Da mesma forma, a simples presença da saúde em nosso pensamento já dissipa a crença de doença.

A doença não tem realidade em si mesma, ela é somente a ausência da saúde. Ou melhor, a suposta ausência da saúde, pois veremos que em verdade a saúde nunca pode estar ausente. Por quê?

Porque Deus não pode estar ausente, e Deus é a fonte da saúde. Deus é onipresente. Ele é a única presença, em todo lugar. A Bíblia testifica que “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1 João 1:5). Se Deus está presente, a saúde está presente, pois a saúde é uma qualidade de Deus. E nós, como somos a imagem e semelhança de Deus, refletimos todas as qualidades dEle, incluindo a saúde e a harmonia.

As trevas não têm força própria, nem poder de erradicar a luz. A luz é que tem poder de expulsar as trevas. Acenda uma pequena vela em um quarto, e ele se ilumina por inteiro. Acenda a luz da compreensão espiritual no seu pensamento e ela expulsa as trevas da doença. Mesmo que nossa compreensão espiritual seja pequenina como a luz de uma vela, já é suficiente para iluminar nosso pensamento e expulsar a escuridão da doença. E quando a doença é expulsa do pensamento, ela desaparece também do corpo, pois o corpo é só uma manifestação exteriorizada de nosso pensamento.


 A descobridora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy, escreveu no livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras o seguinte trecho: “Às vezes somos levados a crer que as trevas são tão reais como a luz; a Ciência, porém, afirma que as trevas são apenas um sentido mortal de ausência da luz, à chegada da qual as trevas perdem a aparência de realidade. Assim, o pecado e a tristeza, a doença e a morte, são a ausência hipotética da Vida, Deus, e fogem, como fantasmas do erro, ante a verdade e o amor” (p. 215).

Na mesma página, lemos um outro trecho interessante: “Tudo quanto é governado por Deus, nunca está privado, nem por um instante, da luz e do poder da inteligência e da Vida.” Como a inteligência é uma qualidade de Deus tanto quanto a saúde, nós podemos substituir um termo pelo outro e orar aplicando essa ideia para nós mesmos: “Eu sou governado por Deus, e nunca estou privado, nem por um instante, da luz e do poder da saúde e da Vida.”

Sim, a saúde tem poder, pois ela é uma qualidade de Deus e reflete todo poder de Deus. A saúde é algo real e tem poder para expulsar a doença, que é irreal. Como a luz expulsa as trevas, a saúde expulsa a doença, a santidade expulsa o pecado, e a Vida expulsa a morte.


Tive a oportunidade de pôr em prática essas ideias quando uma querida amiga, que não estuda a Ciência Cristã, me pediu uma carona até a clinica médica onde ela faria um exame. Eu a levei e depois sentei-me na sala de espera aguardando até que ela fosse atendida. A sala estava lotada. Ao meu lado estava uma mulher que não parava de assoar o nariz. Ela parecia muito gripada. Naquele momento, senti um certo medo de que ela fosse me passar aquela gripe.

Então comecei a orar, lembrando que eu reflito a luz divina, a luz da saúde verdadeira. Senti-me como uma vela de luz divina iluminando aquela sala que parecia cheia de medo e de crenças doentias. Senti que de mim irradiava a luz que eu refletia de Deus. Eu fiquei calmo e livre do medo de contágio. Meu pensamento estava cheio da luz espiritual da saúde. As trevas do medo e da doença não podiam penetrar em meus pensamentos. Pelo contrário, a luz divina é que tinha poder de contagiar aquele local. A onipresença de Deus ocupava todo espaço mental. A luz de Deus inundava aquele lugar e simplesmente não havia espaço para as trevas.

Essa oração me fez sentir plenamente seguro e alegre por estar ali, durante a meia hora que esperei por minha amiga. Nem preciso dizer que não tive nenhum sintoma de gripe depois disso.

A doença é como as trevas e a saúde é como a luz. Eu percebi que a compreensão disso ajuda a eliminar o medo de ficar doente e nos traz a paz e a confiança de que nossa saúde é poderosa, estável e permanente, pois é uma qualidade que refletimos de Deus.

Um comentário:

maria Inês disse...

Que bom é ler o que postas Flávio,as tuas menssagens vão direto ao coração trazendo "luz" a qualquer sensação de falta dela,como o mêdo,a dúvida,ou seja, qualquer coisa mesmo que esteja querendo "ocupar"o espaço dessa Luz que irradia para sempre.Abrçs e continua sempre essa "vela luminosa" que és para esse blog.