28 de novembro de 2013

A Lição Bíblica expõe e anula o magnetismo animal

O tema da Lição Bíblica desta semana (novembro de 2013) é: “Denunciadas a  necromancia antiga e a moderna, aliás, o mesmerismo e o hipnotismo”. Esta lição trata das pretensas ou falsas forças que de vez em quando se manifestam e querem governar a nossa vida, nos enganar, nos roubar a nossa energia, a nossa saúde, bem como a nossa alegria, paz e domínio próprio.



Deus nos dotou, como Seus filhos, de dons espirituais para sermos bondosos, pacientes, sábios, vigilantes e ativos:                                                                                            

  • para expressar mais amor abnegado com o nosso próximo;     
  • para ter força e vencer o desânimo, a depressão, a solidão;
  • para superar a pena de si mesmo, o ressentimento;  
  • para orar, ler a Lição Bíblica, e estar em comunhão com Deus; 
  • para ser muito grato ao Amor divino, pois a cada dia coisas maravilhosas estão acontecendo em nossa vida; 
  • para perdoar aos que nos ofenderam ou magoaram; para nos perdoar a nós mesmos.

O nome que Mary Baker Eddy deu para o erro ou mal invisível é "magnetismo animal". Ele designa essa neblina mental não visível, mas que parece existir e complicar as coisas entre os humanos e em tudo na terra, e isso não só de hoje, mas desde os tempos da Bíblia.
O ciúme de Caim contra seu irmão, o induziu a matar Abel. E por quê?  A oferta a Deus feita por Abel havia sido aceita e a de Caim rejeitada. E o magnetismo animal sugeriu a Caim cometer esse ato extremo contra a vida de seu irmão (Ver Gênesis 4). Uma insensatez.

A reação que faz alguém responder ou agredir a outra pessoa com palavras  duras e agressivas visando magoar ou atingir os valores morais de um semelhante é magnetismo animal. Essa agressão pode ser mental.  O ofendido fica remoendo e pensando muitas coisas erradas a respeito da situação e isso faz com que tenha por companhia o magnetismo animal.  É melhor acordar logo, sair dessa situação de estar na penumbra e ir para a luz.

É preciso detectar esse vilão em nosso pensamento e acender a luz espiritual.  Ao iluminarmos com a Verdade divina a nossa própria mente, muitas vezes o problema com a outra pessoa passa a ser inexistente. Sumiu!  Cada um tem de limpar a sua própria casa – sua mente e seu coração.

Não sou eu, nem é você, nem ninguém, mas uma presença – astuta ou ignorante, violenta ou submissa, sugerindo necessidades e desejos carnais  – que se origina da falta de clareza espiritual, falta de luz espiritual em nossa maneira de pensar.  Buscar conhecer melhor os mandamentos, as bem-aventuranças e os ensinamentos de Jesus Cristo. É assim que passamos a ser “Filhos da Luz”.  Essa clareza espiritual é um direito de cada um de nós, para nos sentir em segurança e próximos a Deus, o Amor divino. “Vocês são a luz para o mundo”, falou Jesus Cristo (Mateus 5:14).

Assim como as trevas são o resultado da ausência da luz, segundo Einstein – um estudioso do livro Ciência e Saúde – assim a fraca presença do Espírito, Deus, em nossa consciência individual,  permite que se apresente essa mente mortal ou magnetismo animal, mas que não tem poder, e apenas sugere e nos tenta a pensar ou fazer alguma coisa da qual podemos vir a nos arrepender.



Mas "com Cristo que me fortalece posso enfrentar “ (Filip 4:13) e vencer toda situação, toda circunstância, toda fraqueza, todo o medo, toda a dúvida, toda a impaciência. Somos vitoriosos em Deus!  Agora mesmo, pois “este é o dia da vitória de Deus, o Senhor; que seja para nós um dia de felicidade e alegria!” (Salmo 118:24,NTLH).


Orlando Trentini , CSB                                                                             
Praticista e Professor de Ciência Cristã                                                    
Chácara, MG, Brasil - novembro de 2013



Um comentário:

Unknown disse...

Nada melhor do que chegar ao final do dia e ler um texto tão inspirador como este! Ajuda-me a apanhar este "vilão" que é o magnetismo animal. Mais um vez Professor,... muito obrigado ! E agradeço muito a divulgação a todos os responsáveis. Feliz Ação de Graças!