17 de dezembro de 2013

O espírito que vem de Deus

“Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente” (1 Coríntios 2:12).

Neste trecho, a palavra “espírito” pode ser substituída por outras ideias similares, para aumentar a compreensão e o escopo da mensagem. Por exemplo: Nós não temos recebido a cultura do mundo, e sim a cultura que vem de Deus.


A cultura do mundo exalta o consumismo, a sensualidade, o machismo, o egoísmo, etc. A cultura médica exalta a doença em vez de exaltar a saúde. Parece que todos nós estamos sujeitos à cultura dos homens e não podemos fugir disso. Mas a verdade bíblica citada acima contradiz isso.

Nós não temos recebido os pensamentos do mundo, e sim os pensamentos e os valores que vêm de Deus. O livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras nos revela que “a intercomunicação se faz sempre de Deus para sua ideia, o homem” (p. 284). Sempre, não só as vezes. A comunicação verdadeira, que toca o coração, não é do homem para o homem, mas é sempre de Deus para o homem.

Essa comunicação é uma “influência divina, sempre presente na consciência humana” (Ciência e Saúde, p.xi). Esta influência é mais próxima e mais incisiva do que qualquer meio de comunicação material, pois a influência divina atua dentro do pensamento humano e é eficaz para corrigir e governar o homem com acerto. Como vivemos em Deus, a comunicação de Deus para nós é a mais próxima e íntima que pode existir. É natural e inevitável ouvir a Deus, prestar atenção nEle, e ser influenciado por Ele.


Nada pode impedir que cada um de nós ouça as mensagens que vêm de Deus, e que nos revelam que o bem não está no consumismo, nem no corpo material. O bem é Deus e tudo o que vêm de Deus. O bem é Espírito e espiritual. Deus também nos revela que o homem que Ele criou não é machista, egoísta, desonesto ou violento. O homem de verdade, o homem de Deus, é sempre amoroso, altruísta, honesto, sincero e carinhoso.

Nós não temos recebido as crenças e os temores do mundo, e sim a compreensão e a coragem que vem de Deus. As crenças de doenças não têm poder para nos assustar, pois a compreensão da saúde nos encoraja e nos protege. Sabemos que a saúde é uma qualidade de Deus, que é poderosa e inabalável. Cada um de nós reflete e manifesta plenamente a saúde que vem de Deus. Por isso somos eternamente livres e saudáveis.

“Deus não nos deu espírito de temor, mas de poder, de amor e de uma mente sadia” (2 Timóteo 1:7 – Versão King James). O espírito do mundo se abala com as circunstâncias, e fica abatido, desanimado.  O espírito que vem de Deus é inabalável. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável” (Salmos 51:10).

“Nós não temos recebido espírito do mundo, e sim o espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”. Ora, o que é que Deus nos deu gratuitamente (sem exigir nada em troca, livremente, abundantemente)?

Deus nos deu saúde, santidade, inteligência, inspiração, sabedoria, ânimo, vigor, vitalidade, honestidade, domínio, força moral e espiritual, beleza, criatividade, espontaneidade, liberdade, paz, amor, alegria, felicidade... Sim Deus nos deu gratuitamente tudo isso, e muito mais... Agora e sempre, Deus continuará nos proporcionando o bem infinito. Podemos desfrutar disso e nos regozijar.

3 comentários:

Anônimo disse...

estou muito grata por vcs compartilharem estes artigos maravilhosos.

Anônimo disse...

estou muito grata por vcs compartilharem estes artigos maravilhosos.

In~es disse...

Eu me regozijo nas idéias que Deus te dá para nos fortalecer,sou grata por compartilhares esses artigos,Flávio.