7 de março de 2014

Pensamento aberto a Deus

Sempre que me disponho a estudar a Ciência Cristã e a orar a Deus, acho importantíssimo estar com o pensamento aberto, receptivo às mensagens que Deus me dá.

Quando assisto a um culto na igreja, dou aula na Escola Dominical ou assisto a uma palestra da Ciência Cristã, eu sempre oro afirmando a minha capacidade e a de todos os presentes de estarmos receptivos aos ensinamentos que vêm de Deus, receptivos à verdade e ao amor que vêm de Deus.


A receptividade é uma qualidade natural das crianças, como indica esses dois trechos do livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy: “Jesus amava os pequeninos por serem isentos do mal e receptivos ao bem” (p.236). “A disposição de vir a ser como uma criancinha e de deixar o velho pelo novo, torna o pensamento receptivo à ideia avançada” (p.323).

Nós, adultos, também podemos ter essa qualidade da receptividade. Devido à nossa eterna união com Deus, é natural estarmos totalmente abertos e receptivos às ideias que vêm de Deus, a todo amor e ao bem que Ele nos dá.

Mas a receptividade também tem um lado negativo, como está indicado no final dessa passagem de Ciência e Saúde: “A não ser que a Ciência destrua a imagem da febre, desenhada por milhões de mortais e projetada sobre o corpo pela crença de que a mente está na matéria e de que a discórdia é tão real quanto a harmonia, tal imagem pode, talvez, alojar-se em algum pensamento receptivo e tornar-se um caso de febre...” (p. 379).

Estudando esse trecho, percebi que, assim como é importante estarmos receptivos a Deus, também é importante não estarmos receptivos às crenças do mundo. Pois de outro modo elas se alojam em nosso pensamento e manifestam-se em nosso corpo ou em nossa experiência.

Portanto, gosto de orar declarando que meu pensamento não está receptivo às crenças dos homens, que geram medo. Eu estou receptivo somente às ideias que vêm de Deus, que me trazem coragem, força, esperança e alegria, e me abençoam agora e sempre.

Desse modo, todos nós podemos vigiar e orar para manter as portas de nosso pensamento fechadas às crenças dos homens e ao mesmo tempo abertas à compreensão e ao amor de Deus. Assim nos manteremos saudáveis, prósperos e felizes.

2 comentários:

Jackson Guterres disse...

Belo e inspirado post com viés prático para vida. Grato Flávio.

Anônimo disse...

que inspirador! ainda estou aprendendo isto! Acho maravilhosa a forma como a a CinÊncia Cristã nos mostra como viver de acordo com a vontade de Deus!