10 de dezembro de 2013

Pensamento firme na Verdade

“Mantém o pensamento firme nas coisas duradouras, boas e verdadeiras e farás com que elas se concretizem na tua vida, na proporção em que ocuparem teus pensamentos” (Mary Baker Eddy, em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p.261). 

O original em inglês não inclui a palavra “coisas”. Portanto, para entender melhor o trecho, é melhor utilizarmos a tradução correta, que seria: “Mantém o pensamento firme no que é duradouro, bom e verdadeiro e farás com que eles se concretizem na tua vida, na proporção em que ocuparem teus pensamentos”.


Então, o que é “duradouro, bom e verdadeiro”?

Ora, o que vem de Deus. A saúde, a santidade, a imortalidade, o suprimento, etc. Precisamos manter o pensamento firme neles, para que eles se concretizem na nossa vida.

Quando mantemos o pensamento firme na doença, no pecado, na morte ou na falta, eles acabam se concretizando na nossa vida, pois o que está no pensamento acaba se manifestando na experiência humana.

Quando aprendemos sobre uma doença, e mantemos firme no pensamento a crença e o medo dessa doença, é mais provável que ela apareça no nosso corpo. Por isso é importante manter a doença fora do pensamento, e deixá-lo repleto de pensamentos de saúde, para que esta sim se manifeste no corpo.

Antigamente, quando eu estava com dor em alguma parte do corpo, eu tentava orar a Deus pela cura. Mas, enquanto parte de meu pensamento buscava a Deus, a outra parte ficava firme na dor. Por isso a cura demorava a vir.

Hoje em dia, quando sinto alguma dor no corpo, aprendi a voltar meu pensamento inteiro para Deus, bloqueando completamente a dor, sabendo que ela é só uma crença, um sonho, e não uma realidade. E fico com o pensamento firme na harmonia e na saúde, sabendo que elas são qualidades de Deus que trazem consigo todo o poder de Deus para expulsar a crença e o medo da dor ou da doença. Com o pensamento firme no bem, a ilusão do mal se desvanece. E a dor desaparece. Muitas vezes instantaneamente.

Outro dia, li uma notícia sobre um acidente. Ao invés de ficar chocado, tive a inspiração de manter o pensamento firme na  “direção infalível de Deus” que previne acidentes (ver Ciência e Saúde, p.424).

Ao lembrar da corrupção ou da criminalidade na sociedade, procuro manter o pensamento firme na bondade, na santidade e na honestidade de todos os filhos de Deus, que são unidos a Deus, e refletem somente o Amor e a Verdade divinos.

Quando sou tentado a pensar na falta ou na carência de algo para mim ou para a sociedade, procuro manter o pensamento firme em Deus, o infinito sustentador, e no suprimento infalível que vem de Deus, satisfazendo a toda necessidade humana.

Isso não é pensamento positivo. Não é mentalizar um desejo para que ele vire realidade.

É reconhecer a verdade superior, a verdade de Deus, a Verdade que é Deus, totalmente boa e absoluta, e deixar essa Verdade, e tudo o que é derivado dEla, aparecer em nossa experiência à medida que ocupa nosso pensamento.

Mantendo o pensamento firme no Bem, que é Deus, eu contribuo para que o bem que vem de Deus fique evidente para mim e para todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! E obrigada por chamar a atenção para a tradução correta do trecho. Realmente faz toda a diferença....

Paulo Gerlack disse...

como é bom saber que Deus compartilha conosco as idéias espirituais através de artigos inspirados , simples mas de grande alcalce, obrigado

Antonio Neto disse...

Excelente artigo!!! Muito obrigado!!!