26 de maio de 2013

Fora do sonho



Hoje eu li muitas notícias no jornal: o governo toma atitudes ineficientes para diminuir a inflação, um tornado causa danos em uma cidade dos EUA, a economia global corre perigo, estatísticas mostram que a violência cresce, briga de vizinhos acaba em mortes.

Quando parei de ler o jornal, eu estava muito triste. Fiquei chocado com tantas coisas ruins. Sentia o desejo de ajudar meu país (e o mundo) a ser um lugar melhor, mas isso me parecia impossível. Em busca de inspiração, eu abri a esmo uma compilação dos escritos da descobridora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy. Meus olhos caíram nesse trecho:

“É bom saber, caro leitor, que nossa história material, mortal, é apenas um registro de sonhos, e não da existência real do homem, e o sonho não tem lugar na Ciência do ser.” (Retrospecção e Introspecção, p.21)

Percebi que, para o senso espiritual da existência, as notícias que havia lido no jornal eram apenas um “registro de sonhos” e não mostravam a realidade espiritual a respeito do homem e do universo governados por Deus em perfeita paz e harmonia.

Então, pensei na seguinte metáfora:
Uma pessoa sonha que está em grave perigo. Como posso fazer para ajudá-la? Entro no sonho junto com ela e tento salvá-la do perigo? É claro que não. O melhor é despertar a pessoa, e ela logo verá que tudo não passava um sonho ruim.

Da mesma maneira, eu não posso ajudar o mundo a ser um lugar melhor se eu entrar no sonho coletivo de carência, desequilíbrio, conflitos e desgoverno. Tenho que despertar desse sonho e reconhecer a realidade espiritual de que Deus governa o universo e o homem com muito amor. Deus supre a todas as necessidades. Ele dá as ideias que cada um de nós precisa e a força para implementá-las. Deus mantém a natureza em perfeito controle, incluindo a natureza humana, e mantém cada pensamento, cada criatura e cada aspecto da criação em perfeita ordem e harmonia.

Por mais que dentro do sonho da existência mortal pareça haver muita discórdia, o estudo da Ciência Cristã me dá a possibilidade de despertar do sonho mortal, e vislumbrar, sob a ótica de Deus, o mundo real, o que Deus realmente criou e mantém em perpétua harmonia.

Portanto, se eu quero ajudar o mundo, é melhor não embarcar no sonho coletivo, mas sim tentar despertar as pessoas para a realidade divina, que é totalmente bela e harmoniosa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que texto elucidativo,fiquei muito grata por tê-lo encontrado,incluzive compartilhei-o no faceboock,espero que muitos possam também aprecia-lo!

Maria Inês disse...

Obrigada por ter mostrado de uma forma tão clara e objetiva de como estamos imersos em nossos sonhos e subjugados enquanto os estamos aceitando.Essa nossa ignorância dura só até que aceitemos essa ùnica Verdade! A Ciência é quem nos pode despertar.

Anônimo disse...

Hoje mesmo uma pessoa me disse: o que está me ajudando muito a enfrentar essa situação difícil é lembrar que o mal é apenas um sonho mortal. Aí eu disse: Isso é ótimo, vamos colocar a verdade espiritual no lugar do sonho, vamos lembrar de qual é a realidade que Deus criou. É a Verdade que nos dá mais força ainda para enfrentar as situações difíceis.

Angelyne disse...

Realmente, o que eu percebo que o MAU quer platéia e as pessoas tem uma tendencia ao inves de se voltar ao Espirito ficar comentando, falando o tempo todo dessas falsas realidades!Muito bom!

M.A.P. Marco Antonio de Paula disse...

Maravilhosa ideia que nos desperta para a realidade e assim saímos do sonho ruim ou da onda coletiva que as vezes tentam nos mesmerisar.