10 de maio de 2013

“Não andeis ansiosos”


Qualquer pessoa que esteja familiarizada com a Bíblia, e até mesmo aqueles que não estão, já ouviu as palavras de Jesus: “[…] não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6:25)

Eu estava lendo essa passagem outro dia e me veio ao pensamento que as palavras "não andeis ansiosos" realmente se aplicam a muito mais do que simplesmente comer, beber ou vestir-se.

Na Ciência Cristã aprendemos que Deus, o Espírito, é Tudo-em-tudo. Mary Baker Eddy escreveu: “O princípio-Deus é onipresente e onipotente. Deus está em toda parte, e nada afora Ele está presente ou tem poder.” (Ciência e Saúde, p. 473) Ela também fala de Deus como o único governador, o legislador supremo, a causa única, e assim por diante. E ela diz que Ele é a única Mente.

Ok, então isso significa que podemos confiar em Deus para tomar conta de nossos negócios? Eu acho que sim! Outro dia me veio ao pensamento que nós, com todos os nossos planos humanos, estamos apenas criando limitações para nós mesmos. Achamos que sabemos o que é melhor, mas o que estou descobrindo é que se nós realmente NÃO ANDAMOS ANSIOSOS – ou seja, não temos nenhum pensamento próprio, mas nos voltamos à Mente divina para absolutamente tudo – Deus irá nos surpreender! Seu plano para nós é tão maior, melhor, mais feliz e mais magnífico e ilimitado do que qualquer coisa que poderíamos preparar por conta própria.

Enquanto eu refletia sobre essas coisas, outra frase de Jesus me veio à mente: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 16:24-25). Ocorreu-me que esse ensino é muito semelhante ao "não andeis ansiosos". Se eu tentar me apoiar no meu sentido humano limitado de vida, com todo o meu planejamento, eu vou perder o bem da minha vida. Mas se eu deixar minha vida humana de lado e ouvir o que o Cristo está me dizendo para fazer, vou ganhar apenas o bem. “[...] buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).

Eu não sei quanto a vocês, mas esta me parece ser a forma mais prática e feliz de se viver.


Este artigo foi publicado originalmente em inglês no Blog


2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por este artigo. Às vezes é tão difícil parar de se preocupar e deixar nossa vida nas mãos de Deus. Mas o seu texto e essas passagens da Bíblia são muito alentadores. Gosto muito da ideia que Deus irá me surpreender, pois nunca tinha pensado dessa forma. Com gratidão, Cida.

Angelyne disse...

Realmente, essa é um dos meu maiores aprendizados. CONFIAR! Confiar na unica Mente inspiradora onipresente.