15 de junho de 2013

Compreensão espiritual, a grande chegada sem partida

Deus é a Mente única, que abrange tudo e todos em Sua onipresença. Por estar em toda parte, a Mente não precisa partir para chegar a algum lugar. Deus “vai sem ir” e “vem sem vir”, pois não há dois estados ou dois lugares isolados, e nem dois momentos diferentes, um de partida e outro de chegada. O Tudo-em-tudo é a única realidade.

Gosto de pensar a respeito de uma importante passagem Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras que nos ajuda a compreender melhor o nosso lugar nesse Tudo-em-tudo. Sua autora, Mary Baker Eddy, diz o seguinte: “Começar certo é acabar certo.” (p. 262), enfatizando a importância de começar com Deus e se manter em Deus.

É bom lembrar que as ideias contidas nesse trecho não são condições ou estados isolados em algum lugar ou tempo, e nem condições para alcançar algo exterior ou que ainda está por acontecer. Mas trata-se da afirmação de nossa unidade com Deus, ou seja, da constatação de algo que já está acontecendo em Deus. É muito importante que nós nos vejamos incluídos nesse acontecimento, nessa ideia que já está manifesta. Deus já está em toda parte, e nós somos o Seu reflexo. Não há outro poder ou outra presença.

O reconhecimento dessas verdades espirituais permite-nos compreender que é impossível que o homem comece em si mesmo, sendo possuidor de um corpo ou espírito numa escala de evolução ou dimensões, como alguém que tenta se purificar ou se elevar para alcançar um Deus distante ou corpóreo, em uma distância criada pela própria ilusão ou dedução humana baseada na matéria. A tentativa de querer entender Deus começando com a ideia de um homem decaído devido a um Adão, um carma, um pecado ou uma mente isolada que acumula pensamentos negativos e positivos, é começar errado. E começar errado é acabar errado.

É preciso compreender o significado da abrangência infinita de Deus, Sua onisciência, onipresença e onipotência. Se Deus é Tudo, todos nós fazemos parte, agora, da totalidade divina. Essa compreensão permite-nos entender que é impossível sair do alcance de Deus e de Sua única e suprema realidade. O Bem, Deus, preenche todo espaço, e não há nenhuma oposição nessa abrangência infinita e atemporal.

Gosto muito de pensar em algumas ideias que ouvi certa vez de um praticista: "Eu penso sobre a Mente na Mente" e "Eu não vivo a vida, a Vida vive a mim". Isso significa que nós somos, agora, o reflexo do alcance infinito de Deus. Essa é “a grande chegada sem partida”, onde todos nós já estamos, sempre estivemos e sempre estaremos.

Nenhum comentário: