22 de junho de 2013

Reuniões de testemunhos da Ciência Cristã

Partilhando o passo à passo de nosso crescimento espiritual




Um dos meus hobbies prediletos é assistir a programas de culinária.

Eu me deleito com as receitas, com os “passo à passo”... Porém, se vocês pensam que eu sei cozinhar, se enganam, pois infelizmente não sei. Mas, apesar disso, eu realmente gosto desses programas, pois sinto como se estivesse preparando aqueles pratos maravilhosos.

Certo dia, assisti a um programa que tinha como convidada uma chefe de cozinha estrangeira. Ao iniciar o preparo de uma série de pratos, ela comentou que um deles seria muito difícil de fazer. Na verdade, ela disse que a preparação desse prato era sempre uma incógnita, pois nunca tinha certeza do resultado final. Fiquei super curiosa sobre esse tal prato e, para minha surpresa, ela anunciou que se tratava de .... Arroz.

Arroz? Puxa, esse eu sei fazer! Aliás, já fiz várias vezes, exclamei para comigo mesma.

Bem, a chefe fez todos os pratos, inclusive o arroz. E mesmo demonstrando um certo receio quanto ao resultado final, tudo deu certo.


Passado algum tempo, ao cozinhar o “básico” e preparar arroz, lembrei-me desse programa de culinária e da história dessa chefe. Nesse momento, senti uma enorme gratidão pelas reuniões de testemunhos realizadas regularmente nas igrejas da Ciência Cristã. E uma analogia me veio ao pensamento. Pensei que assim como eu poderia, com humildade, acalmar o medo dessa chefe, mostrando-lhe como faço o meu arroz e encorajando-a a seguir o passo à passo, as assim chamadas leis que aprendi em meu estudo da Ciência Cristã, permitem-me compartilhá-las nas reuniões de testemunhos. Pois se eu pude demonstrá-las em minha própria experiência, quer se trate de uma situação mais ou menos complexa, outros também o podem. As leis divinas não falham, não há medo, insegurança, dúvida ou incerteza que possam torná-las inoperantes.

Com nossos testemunhos, ajudamo-nos uns aos outros no passo à passo de nosso crescimento espiritual. Pois o que para um já foi demonstrado, para outro talvez ainda seja uma situação “a vencer”. E é assim que nos apoiamos mutuamente, que “cuidamos” uns dos outros, na igreja. Fortalecemos nossas “armas espirituais” em face aos “principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6: 12). Assim, por meio do fortalecimento de nossa compreensão de Deus e de Sua criação, as reuniões de testemunhos são um suporte coletivo importante para vencermos o medo, a insegurança, a dúvida, a incerteza, etc.

Além disso, qualquer participante que queira aprofundar sua compreensão espiritual pode entrar em contato com uma pessoa com maior experiência na prática dessas leis, alguém que possa orientá-lo em seu estudo e prática. Não é esse o papel de um praticista?

Pensando assim, de uma maneira simples, pude encher meu coração de alegria e gratidão pelos testemunhos apresentados em nossas reuniões semanais, pela vasta literatura da Ciência Cristã, pelo trabalho dos praticistas e de todos os membros das igrejas, que se apóiam mutuamente ao apoiar-se no amor do Cristo, que nunca falha, pois Deus é socorro sempre presente.


Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada por este lindo post, Regina! Adorei a analogia.