19 de julho de 2013

O que Deus faz por nós?



Mary Baker Eddy escreve no livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras que a missão de Jesus foi “revelar a Ciência do ser celeste, provar o que Deus é, e o que Ele faz pelo homem” (p. 26).

Sempre que leio esse trecho fico com duas perguntas no pensamento: O que Deus é? O que Ele faz pelo homem? Daí tento responder a essas perguntas de acordo com a compreensão que tenho de Deus através do estudo da Ciência Cristã.

O que Deus é? Deus é a Mente. O que a Mente faz pelo homem? A Mente nos dá inteligência, sabedoria, força... A Mente divina é a fonte infinita dessas qualidades. Ela nos dá todas as ideias e a inspiração que necessitamos em nosso dia-a-dia. Estamos todos sob a direção infalível da Mente divina, que sabe tudo, e nos ensina tudo o que precisamos saber. “E serão todos ensinados por Deus” (João 6:45). Eis alguns trechos de Ciência e Saúde que falam da atividade da Mente: “...essa Mente única brilha por sua própria luz e governa o universo, inclusive o homem, em perfeita harmonia” (p. 510). “A Mente divina sustenta a sublimidade, a magnitude e a infinidade da criação espiritual” (p. 511). “...a Mente divina produz no homem saúde, harmonia e imortalidade” (p. 380).

O que Deus é? Deus é o Espírito. O que o Espírito faz pelo homem? O Espírito se manifesta em espiritualidade, pureza, liberdade... "Porque a Lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, te livrou da Lei do pecado e da morte" (Rm.8:2). Eis alguns trechos de Ciência e Saúde que falam da atividade do Espírito: “O Espírito fornece a ideia mental verdadeira” (p. 467). “O Espírito transmite a compreensão que eleva a consciência e conduz a toda a verdade” (p. 505). “Espírito, Deus, reúne em canais apropriados os pensamentos ainda não formados e desdobra esses pensamentos, assim como Ele abre as pétalas de um propósito sagrado, para que esse propósito possa aparecer” (p. 506). “Aquilo que é real é sustentado pelo Espírito” (p. 556).

O que Deus é? Deus é a Alma. O que a Alma faz pelo homem? Ela transmite o senso de nossa identidade verdadeira como filhos de Deus. A Alma se manifesta em criatividade, espontaneidade, beleza, ânimo, alegria... Ela vence e destrói todo desânimo. “A Alma tem recursos infinitos para abençoar a humanidade, e a felicidade seria alcançada mais facilmente e estaria mais segura em nosso poder, se a buscássemos na Alma” (p. 60). “A influência ou ação da Alma confere uma liberdade que explica os fenômenos da improvisação e o fervor de lábios incultos” (p. 89).

O que Deus é? Deus é o Princípio. O que o Princípio faz pelo homem? Ele cria o homem e o governa sob a lei da harmonia, da saúde, do suprimento... a lei do bem. O Princípio se manifesta em obediência, disciplina e equilíbrio no pensar e no agir. O Princípio corrige as supostas injustiças com a lei da Justiça, que garante todo o bem a todos, sem exceção. O Princípio divino nos corrige e nos mantém em harmonia. “...só esse Princípio divino reforma o pecador” (p. 6).

O que Deus é? Deus é a Vida. O que a Vida faz pelo homem? Ela se manifesta em atividade produtiva, correta e abundante, que abençoa a todos. A Vida dissipa a crença na inação e destrói o medo da morte. “A Vida divina destrói a morte, a Verdade destrói o erro, e o Amor destrói o ódio” (p. 339). Deus é a Vida, ou inteligência, que forma e preserva a individualidade e a identidade tanto dos animais como dos homens” (p. 550).

O que Deus é? Deus é a Verdade. O que a Verdade faz pelo homem? A Verdade atua na consciência humana, expulsando todo erro do nosso pensamento. A Verdade se manifesta no homem na forma de honestidade e integridade. “A Verdade deveria expulsar, e de fato expulsa o erro para fora de todo o eu. A Verdade é uma espada de dois gumes, que protege e guia” (p. 538). A Verdade aniquila “todo sentido de mal e toda capacidade de pecar” (p. 540). “Que a Verdade ponha a descoberto o erro e o destrua do modo como Deus o destrói, e que a justiça humana imite a divina”(p. 542). “A Verdade promove a ideia da Verdade, e não a crença na ilusão, ou no erro” (p. 555). “A Verdade é afirmativa e confere harmonia” (p. 418). "A Verdade liberta o homem" (p. 225).

O que Deus é? Deus é o Amor. O que o Amor faz pelo homem? O Amor ama infinitamente e igualmente a cada um de nós. O Amor expulsa o medo de nosso pensamento. “No Amor não existe medo; antes, o perfeito Amor lança fora o medo” (1 João 4:18). O Amor cuida de nós, nos envolve com Seu poder e presença. “Revestido com a panóplia do Amor, estás ao abrigo do ódio humano” (p. 571). O Amor “está por baixo, por cima e em volta de todo ser verdadeiro” (p. 496).O Amor divino corrige e governa o homem” (p. 6). “O Amor se reflete em amor” (p. 17).O Amor nos inspira o caminho, ilumina-o, no-lo designa e nele nos guia… Espera tu pacientemente que o Amor divino paire sobre as águas da mente mortal e forme o conceito perfeito” (p. 454). “O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda necessidade humana” “…porque a toda a humanidade e a toda hora, o Amor divino propicia todo o bem” (p. 494).

Todo esse processo de pensamento nos ajuda a compreender melhor a Deus e a entender as maravilhas que Ele faz por nós. Vale também lembrar que Deus é Todo-atuante, e o alcance de Sua ação é infinito. Sim, Deus nos abençoa infinitamente.

5 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTE E INSPIRADORA ABORDAGEM DOS SETE SINÔNIMOS DE DEUS. GRATA POR COMPARTILHAR

Beth disse...

Agradeço a Deus por inspirá-lo a nos apresentar os sinônimos para Deus e a você por partilhar e publicar.

sidnei disse...

Maravilhosas ideias,pensamentos e também muito nessesarias observalas ....
Muito obrigado,

Unknown disse...

Perfeito!
Muito grata.

Unknown disse...

Excelente!!!
Muito obrigada.