19 de julho de 2013

O que Deus faz por nós?



Mary Baker Eddy escreve no livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras que a missão de Jesus foi “revelar a Ciência do ser celeste, provar o que Deus é, e o que Ele faz pelo homem” (p. 26).

Sempre que leio esse trecho fico com duas perguntas no pensamento: O que Deus é? O que Ele faz pelo homem? Daí tento responder a essas perguntas de acordo com a compreensão que tenho de Deus através do estudo da Ciência Cristã.

O que Deus é? Deus é a Mente. O que a Mente faz pelo homem? A Mente nos dá inteligência, sabedoria, força... A Mente divina é a fonte infinita dessas qualidades. Ela nos dá todas as ideias e a inspiração que necessitamos em nosso dia-a-dia. Estamos todos sob a direção infalível da Mente divina, que sabe tudo, e nos ensina tudo o que precisamos saber. “E serão todos ensinados por Deus” (João 6:45). Eis alguns trechos de Ciência e Saúde que falam da atividade da Mente: “...essa Mente única brilha por sua própria luz e governa o universo, inclusive o homem, em perfeita harmonia” (p. 510). “A Mente divina sustenta a sublimidade, a magnitude e a infinidade da criação espiritual” (p. 511). “...a Mente divina produz no homem saúde, harmonia e imortalidade” (p. 380).

O que Deus é? Deus é o Espírito. O que o Espírito faz pelo homem? O Espírito se manifesta em espiritualidade, pureza, liberdade... "Porque a Lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, te livrou da Lei do pecado e da morte" (Rm.8:2). Eis alguns trechos de Ciência e Saúde que falam da atividade do Espírito: “O Espírito fornece a ideia mental verdadeira” (p. 467). “O Espírito transmite a compreensão que eleva a consciência e conduz a toda a verdade” (p. 505). “Espírito, Deus, reúne em canais apropriados os pensamentos ainda não formados e desdobra esses pensamentos, assim como Ele abre as pétalas de um propósito sagrado, para que esse propósito possa aparecer” (p. 506). “Aquilo que é real é sustentado pelo Espírito” (p. 556).

O que Deus é? Deus é a Alma. O que a Alma faz pelo homem? Ela transmite o senso de nossa identidade verdadeira como filhos de Deus. A Alma se manifesta em criatividade, espontaneidade, beleza, ânimo, alegria... Ela vence e destrói todo desânimo. “A Alma tem recursos infinitos para abençoar a humanidade, e a felicidade seria alcançada mais facilmente e estaria mais segura em nosso poder, se a buscássemos na Alma” (p. 60). “A influência ou ação da Alma confere uma liberdade que explica os fenômenos da improvisação e o fervor de lábios incultos” (p. 89).

O que Deus é? Deus é o Princípio. O que o Princípio faz pelo homem? Ele cria o homem e o governa sob a lei da harmonia, da saúde, do suprimento... a lei do bem. O Princípio se manifesta em obediência, disciplina e equilíbrio no pensar e no agir. O Princípio corrige as supostas injustiças com a lei da Justiça, que garante todo o bem a todos, sem exceção. O Princípio divino nos corrige e nos mantém em harmonia. “...só esse Princípio divino reforma o pecador” (p. 6).

O que Deus é? Deus é a Vida. O que a Vida faz pelo homem? Ela se manifesta em atividade produtiva, correta e abundante, que abençoa a todos. A Vida dissipa a crença na inação e destrói o medo da morte. “A Vida divina destrói a morte, a Verdade destrói o erro, e o Amor destrói o ódio” (p. 339). Deus é a Vida, ou inteligência, que forma e preserva a individualidade e a identidade tanto dos animais como dos homens” (p. 550).

O que Deus é? Deus é a Verdade. O que a Verdade faz pelo homem? A Verdade atua na consciência humana, expulsando todo erro do nosso pensamento. A Verdade se manifesta no homem na forma de honestidade e integridade. “A Verdade deveria expulsar, e de fato expulsa o erro para fora de todo o eu. A Verdade é uma espada de dois gumes, que protege e guia” (p. 538). A Verdade aniquila “todo sentido de mal e toda capacidade de pecar” (p. 540). “Que a Verdade ponha a descoberto o erro e o destrua do modo como Deus o destrói, e que a justiça humana imite a divina”(p. 542). “A Verdade promove a ideia da Verdade, e não a crença na ilusão, ou no erro” (p. 555). “A Verdade é afirmativa e confere harmonia” (p. 418). "A Verdade liberta o homem" (p. 225).

O que Deus é? Deus é o Amor. O que o Amor faz pelo homem? O Amor ama infinitamente e igualmente a cada um de nós. O Amor expulsa o medo de nosso pensamento. “No Amor não existe medo; antes, o perfeito Amor lança fora o medo” (1 João 4:18). O Amor cuida de nós, nos envolve com Seu poder e presença. “Revestido com a panóplia do Amor, estás ao abrigo do ódio humano” (p. 571). O Amor “está por baixo, por cima e em volta de todo ser verdadeiro” (p. 496).O Amor divino corrige e governa o homem” (p. 6). “O Amor se reflete em amor” (p. 17).O Amor nos inspira o caminho, ilumina-o, no-lo designa e nele nos guia… Espera tu pacientemente que o Amor divino paire sobre as águas da mente mortal e forme o conceito perfeito” (p. 454). “O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda necessidade humana” “…porque a toda a humanidade e a toda hora, o Amor divino propicia todo o bem” (p. 494).

Todo esse processo de pensamento nos ajuda a compreender melhor a Deus e a entender as maravilhas que Ele faz por nós. Vale também lembrar que Deus é Todo-atuante, e o alcance de Sua ação é infinito. Sim, Deus nos abençoa infinitamente.

7 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTE E INSPIRADORA ABORDAGEM DOS SETE SINÔNIMOS DE DEUS. GRATA POR COMPARTILHAR

Beth disse...

Agradeço a Deus por inspirá-lo a nos apresentar os sinônimos para Deus e a você por partilhar e publicar.

sidnei disse...

Maravilhosas ideias,pensamentos e também muito nessesarias observalas ....
Muito obrigado,

Unknown disse...

Perfeito!
Muito grata.

Unknown disse...

Excelente!!!
Muito obrigada.

anônimo disse...

Maravilhosa colocação. Gratidão por esse trabalho tão profundo.

Anônimo disse...

Maravilhoso gratidão