9 de agosto de 2013

Nossa herança espiritual


Na Ciência Cristã aprendemos que o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, juntamente com a Bíblia, devem ser estudados, ponderados e colocados em prática. Cada vez que os estudo, seja individualmente ou em conjunto, sempre encontro ideias que atendem minhas necessidades, ideias essas que fazem com que, à cada leitura, o mesmo trecho muitas vezes se apresente como renovado.

Algum tempo atrás, ouvi o relato do testemunho de uma pessoa que, apesar de suas orações e de seu estudo diligente da Ciência Cristã, enfrentou um longo período de desafios persistentes. Certo dia, após ter orado, pediu de todo o coração que Deus lhe desse uma orientação, que lhe mostrasse o que deveria ser feito para solucionar aquele caso. Nesse momento, lembrou-se que a Sra Eddy muitas vezes abria sua Bíblia à esmo em busca de respostas, orientação e cura, e sentiu-se inspirada a fazer o mesmo.  
Abriu sua Bíblia ao acaso e caiu em Mateus 1:1-17 (a genealogia de Jesus Cristo).
A primeira coisa que lhe veio à mente ao ler essas passagens foi: isso não tem nenhuma relação com o meu problema! Decidiu tentar novamente. Orou, e de olhos fechados abriu sua Bíblia. Pela segunda vez, caiu em Mateus 1:1-17 (a genealogia de Jesus Cristo).

Pensando novamente que esses trechos não tinham nenhuma relação com o problema em questão, repetiu o processo e novamente caiu em Mateus 1:1-17 (a genealogia de Jesus Cristo).

Após essa terceira tentativa, ela até chegou a cogitar que sua Bíblia estivesse “viciada” em abrir nas mesmas páginas. Mas foi então que lhe veio um anjo, um pensamento de Deus, mostrando-lhe que aquela era a resposta de Deus para suas orações.

Ao reler esses trechos várias vezes, percebeu que tinha que curar em seu pensamento uma crença em hereditariedade. Deu-se conta de que aceitar sua origem como material, seria carregar uma falsa herança que tinha resultado naquela situação discordante em que se encontrava.

Após ter descoberto esse erro, ela foi capaz de anulá-lo em seu pensamento e substituí-lo pela verdade de que a única herança de todo homem, mulher e criança é sua origem espiritual. Então, a cura se processou natural e espontaneamente como o nascer do sol pela manhã.

É interessante notar que nesses trechos bíblicos tem-se a tentativa de apresentar uma genealogia detalhada de Jesus. José aparece citado como fazendo parte da  “árvore genealógica” de Jesus, muito embora ele não seja seu pai biológico. Acredito que esses trechos dizem respeito não a um suposto vínculo carnal hereditário entre as diferentes gerações, mas revelam o crescimento espiritual de cada um dos personagens citados. Pois com a expressão de seus atos de amor, de suas qualidades espirituais, cada um deles contribuiu para o aparecimento do Cristo.

Que alegria ser capaz de perceber que a verdadeira árvore genealógica do homem é espiritual e completamente boa. As qualidades divinas são a nossa única herança. Não precisamos aceitar a sugestão de que somos como algum mortal, que herdamos doenças, gênio, propensões, advindos de uma árvore genealógica.

Quanta liberdade essa compreensão nos traz! 


Nenhum comentário: