30 de agosto de 2013

O Novo Mandamento



“Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (João 13:34).

Por que Jesus falou que este é um “novo mandamento”, se é tão parecido com o segundo grande mandamento: “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39) ? Admito que não via muita diferença entre os dois, até que percebi que amar os outros como Jesus me amou é diferente de amar os outros como amo a mim mesmo. Então parei pra pensar: como é que Jesus nos amou?

A resposta mais tradicional a essa pergunta é: “Jesus deu a sua vida por nós”, e por isso, para amar como ele amou, “devemos dar a nossa vida por nossos irmãos” (1 João 3:16). Isso não significa que devemos morrer pelos outros, mas sim dedicar nossa vida a ajudar os outros.

Jesus deixou o humano pelo divino. Ele deixou em segundo plano sua identidade humana e assumiu sua identidade espiritual, o Cristo, para poder ajudar os outros refletindo o Amor e o poder de Deus. Para amar como Jesus amou, nós também podemos fazer o mesmo. Podemos deixar de lado nossa identidade humana e assumir nossa identidade espiritual, o Cristo, a verdadeira natureza divina de cada um de nós, que Jesus manifestou tão bem, e que nós também podemos manifestar, seguindo o seu exemplo. Essa é uma das maneiras de seguir o novo mandamento, de amar como Jesus amou.


Podemos achar mais uma resposta interessante à pergunta “como Jesus nos amou?” nas próprias palavras de Jesus: “Como o Pai me amou, também eu vos amei” (João 15:9). Jesus amava os outros como Deus o amava. Portanto, nós também podemos a amar os outros como Deus nos ama.

Como é que Deus nos ama?
Ele é paciente conosco. Infinitamente paciente. Estamos dispostos a ser pacientes com os outros também? Deus nunca fica bravo conosco, pois Ele nos vê e nos conhece como realmente somos, Seus filhos e filhas perfeitos e completos. Estamos dispostos a ver os outros desta mesma maneira? Deus nos apoia, nos protege, nos supre, nos ensina, nos guia. Deus está sempre ativo e nos abençoa continuamente. É assim que Ele nos ama. Estamos dispostos a amar os outros do mesmo modo?

Jesus sentia o amor infinito de Deus e refletia esse Amor aos outros. Jesus nos amava, não com amor humano, mas com o amor divino. Um amor puro, isento de medo, livre, espontâneo e verdadeiro. Seguindo o seu exemplo, nós podemos amar com o amor que vem de Deus e é infinito e inesgotável. Podemos amar refletindo o Amor que é Deus, em quem “vivemos, nos movemos e existimos” (Atos 17:28).

Sim, nós podemos amar como Jesus nos amou. Nós podemos e devemos amar com Deus nos ama. Agora mesmo, nós temos o privilégio de seguir esse novo mandamento, que é uma benção infinita para nós e para os outros.

2 comentários:

Rita disse...

É isso mesmo, é um novo mandamento. Gostei bastante!

Manú disse...

Muito bonito!!!