13 de agosto de 2013

Verdades divinas que detêm o crime


Ao caminhar pela calçada em frente ao prédio onde moro, vi do outro lado da rua dois meninos assaltarem uma mulher e saírem correndo.  Não tive reação imediata. Só observei que a mulher se recompôs e voltou a seguir seu caminho. Depois fiquei triste comigo mesmo, pois achei que devia ter corrido atrás dos garotos gritando “pega ladrão” ou ter ligado pra polícia imediatamente.

Mas lembrei do trecho da Bíblia: “as armas de nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus” (2 Corintios 10:4).  Senti que Deus estava me convidando para ter uma reação mais elevada e eficiente contra o crime: a oração.

Voltei pra casa e comecei a orar, mas com uma dúvida: será que minha oração poderia abençoar aquela situação? Será que aqueles meninos continuariam a andar pelo meu bairro assaltando outras pessoas? Como minha oração poderia ajudar a detê-los? Apesar das dúvidas, voltei-me de todo o coração a Deus em oração, tentando ouvir o que Ele me diria.

Lembrei de um trecho do livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, que diz em relação a alguém que age como um criminoso: “Deus o prenderá. A justiça divina o manietará” (p.105). Eu afirmei essas duas verdades em minha oração, porém percebi que não estava tendo fé no que afirmava. Pensei: será que eu realmente acredito que Deus tem poder de prender esses dois criminosos e algemá-los?

Por que não? Deus é onipresente, portanto eles não podem estar fora da presença de Deus. Deus é onipotente, ou seja, tem todo o poder para detê-los e impedi-los de cometerem mais crimes. Deus é Mente, Ele é a única fonte de ideias para aqueles garotos. Tudo o que eles pensam vêm de Deus, a Mente única. E dessa Mente só podem vir pensamentos bons, que os guia a fazerem coisas boas e corretas. Eles não existem separados da Mente divina. Eles não têm mentes próprias, que caem em tentação de fazer o mal, iludidos de que se beneficiarão com o prejuízo de outros. Não. Eles só podem pensar o que Deus pensa, só podem ter pensamentos de amor.

Lembrei de outro trecho de Ciência e Saúde que diz: “A Ciência Cristã revela que a Verdade e o Amor são as forças motrizes do homem” (p. 490). Reconheci em minha oração que aqueles meninos são movidos e impulsionados pela Verdade e o Amor, portanto não tinham poder para fazer algo ruim. Cada pensamento e ato deles só pode provir de Deus, portanto eles só podem fazer o bem.

Eles não têm mente separada de Deus, para pensar errado. Eles não têm vida separada de Deus para agir errado.  Eles não têm poder separado de Deus, para fazer o mal. Eles não tem nada que não lhes provenha de Deus. Eles não são nada sem Deus. E com Deus eles só podem fazer o bem.

 O que eu tinha presenciado era um não-evento, um sonho mortal de que exista três pessoas separadas de Deus, girando em órbita própria: dois perpetradores e uma vítima de um crime. Em realidade nada pode separá-los do amor de Deus. A mulher estava revestida com a armadura do Amor e não foi tocada pelo ódio. E os meninos são incapazes de expressar uma qualidade que não venha de Deus, pois eles também estão unidos a Deus. Os três vivem, se movem e existem em Deus, o Bem, portanto não podem ser vítimas nem perpetradores do mal.

Eu estava me “apressando em compreender que a Vida é Deus, o bem, e que em realidade o mal não tem lugar nem poder na economia, quer humana, quer divina” (Ciência e Saúde, p. 327). O mal não tem lugar nem poder na minha rua, nem em qualquer outro lugar do planeta, pois Deus, o bem, é tudo e enche todo o espaço.

Também tive a certeza de que “o Amor divino corrige e governa o homem” e que “só esse Princípio divino reforma o pecador”. Sei que os dois garotos estão sendo constantemente corrigidos, reformados e governados pelo Amor onipresente, portanto estão impedidos de cometer mais erros, mas são compelidos por Deus a acertar, a fazer o bem.

Com toda essa oração eu fiquei em paz, e convicto de que Deus, o Amor onipotente, realmente estava atuando e que prendera aqueles dois meninos, ou seja, prendera o pensamento deles à verdade de que eram filhos de Deus, capazes de fazer somente o bem. Essa verdade os liberta do crime.

Todas as verdades espirituais reconhecidas nessa oração são potentes para deter o crime em nossas ruas e em todos os escalões do governo de nosso país. É a Verdade que liberta o nosso pensamento de todo erro, e destrói toda crença no mal e todo medo do mal, e os substitui pela compreensão de que Deus, o Bem infinito, ocupa todo o espaço e tem todo o poder, pois Deus, o Amor, é Tudo-em-todos.

Nenhum comentário: