22 de agosto de 2013

O que é de Deus não se perde



Gostaria de compartilhar a inspiração que tive ao estudar o seguinte trecho do livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy:

Se a ilusão disser: ‘perdi a memória’, contradize-a. Nenhuma faculdade da Mente se perde” (p. 407).

Percebi que não é comum ouvirmos a afirmação: “perdi a memória”, mas é muito comum falarmos ou ouvirmos a declaração similar: “esqueci”. Então, podemos utilizar esse trecho assim: “Se a ilusão disser: ‘esqueci’, contradize-a. Nenhuma faculdade da Mente se perde”.

A memória é uma das faculdades da Mente divina, e nós refletimos por completo essa Mente. Não há um aspecto dela que não manifestamos integralmente, pois somos a imagem e semelhança de Deus. Lembrando dessa verdade nós podemos rejeitar a crença de que esquecemos algo importante, ou de que nossa memória possa ser falha ou limitada. Deus sabe tudo e lembra de tudo o que é real. Por sermos o reflexo de Deus, por sermos unidos a Deus, nós também refletimos essa capacidade. Nada pode nos tirar isso. Nada pode tirar de nós uma capacidade que Deus nos deu. A capacidade de lembrar o que precisamos lembrar.


Também gosto desse trecho porque ele refuta a crença de que envelhecemos e perdemos algumas faculdades.  A passagem pode se desdobrar em várias outras similares, como por exemplo: “Se a ilusão disser: ‘perdi o entusiasmo’, ou ‘perdi o vigor’, ‘perdi a saúde’, ‘perdi o equilíbrio’, ‘perdi o domínio sobre o corpo’, contradize-a. Nenhuma faculdade da Mente se perde.” Nosso verdadeiro ser não envelhece porque Deus não envelhece, e é nEle que temos o nosso ser. Todas as vibrantes qualidades de Deus são nossas também, para sempre. A saúde, a vitalidade, a força e a inteligência que Deus nos deu jamais diminuem ou se perdem. São qualidades eternas de Deus, refletidas eternamente por nós.

Podemos inclusive aplicar esse trecho para vencer muitas outras crenças.
“Se a ilusão disser: ‘perdi o suprimento’, contradize-a. Nada que é concedido por Deus, o infinito sustentador, se perde.”
“Se a ilusão disser: ‘perdi a paz’, contradize-a. Nenhuma benção concedida por Deus se perde.”
“Se a ilusão disser: ‘perdi o afeto por tal pessoa’, contradize-a. Nenhuma faculdade do Amor se perde.”

Se achamos que perdemos algo, podemos orar com essas verdades para superar a ilusão de perda e compreender que tudo o que Deus nos dá jamais pode se perder.

Um comentário:

maria inês disse...

Obrigada Flávio,gostei muito desta postagem, muito inspiradora mesmo,apliquemos estas verdades exatamente como as colocastes,e vejamos os maravilhosos resultados.Abraços!